Recentemente, eu e meu marido fomos convidados por um casal amigo nosso, a Aline e o Guilherme, para sermos cobaias em um experimento gastronômico que eles iriam fazer. Pra mim, é como perguntar se macaco quer banana hahaha Então, não deu outra, tive que participar!! 🙂 Eles estão acompanhando o MasterChef e, em um dos episódios, estavam fazendo um Petit Gateau do chef Erick Jacquin como parte de uma prova eliminatória do reality. Inclusive, foi este chef que trouxe a receita, de origem francesa, para o Brasil.
E essa foi a receita utilizada no experimento, a única coisa diferente é que eles resolveram dividir a receita ao meio pra fazer metade com chocolate branco, e a outra com chocolate preto, e no chocolate preto utilizaram chocolate ao leite em vez do amargo. Também foi utilizado outro tipo de forminhas.
Confira a receita!!
Receita do chef Erick Jacquin, do Master Chef Brasil
Tempo de preparo: 20 min
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
- 5 ovos inteiros
- 5 gemas
- 170g de açúcar
- 100g de farinha de trigo
- 250g de chocolate meio amargo
- 250g de manteiga sem sal
Modo de preparo
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.
Em uma batedeira, bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar.
Adicione o chocolate derretido à mistura das gemas e, em seguida, junte a farinha peneirada, misturando até obter uma massa homogênea.
Unte com manteiga sem sal quatro pequenas formas redondas antiaderentes de 6 cm de diâmetro e reserve em uma assadeira em lugar fresco.

Coloque a massa nas formas e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 4 minutos (retire assim que estiver com a superfície assada). Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro.
Sirva com uma bola de sorvete de baunilha.


Se a massa estiver na geladeira, tirar 40 minutos antes para que esteja na temperatura adequada para ir ao forno. Unte as forminhas somente com manteiga. Nunca deixe a massa já na forminha na geladeira, pois isso dificulta na hora de desenformar. O tempo de validade da massa crua, sob refrigeração, é de cinco dias.
Dicas
- Experimente jogar um pouco de leite condensado por cima, fica uma delícia!
- Não tire todos de uma vez, é bem tentativa e erro, tire um primeiro para fazer um teste, abra e veja se precisa de mais tempo no forno. Se estiver ok, retire as outras forminhas!
- No nosso caso, vimos que o forno precisava de 200 graus em vez dos 180 que dizia a receita.
A experiência foi super divertida e muito gostosa! A parte de fazer a receita, o suspense e a expectativa de ver se o experimento deu certo (que aliás, parecia até um experimento científico, tamanha era nossa ansiedade de ver o resultado final hehe), a emoção de acompanhar cada bolinho saindo do forno, até que saiu a versão perfeita (que foi comemorada como pênalti de final de copa do mundo hehe), enfim, tudo isso fez com que o dia fosse marvilhoso! Acho que todo mundo devia tentar cozinhar com amigos de vez em quando 🙂 Isso sim é Happy Hour! 😀
E agradeço à Aline e ao Guilherme, por mais uma vez nos receberem e compartilharem delícias gastronômicas com a gente (última vez que fui na casa deles, comi o melhor molho da minha vida! hehe). Adoramos ter passado esse dia com vocês e espero que possamos ter ainda muitas outras experiências como essas 🙂
Gostou da receita? Então clique aqui e siga a fanpage do blog para mais dicas, curiosidades, informações relacionadas à comida, e também para ficar sabendo das últimas atualizações do Kitchen For Dummies.
[…] uma participação especial da minha amiga Aline Fernandes Palma (foi ela quem fez o Petit Gateau do Erick Jacquin do Masterchef, que ficou […]
[…] Petit Gateau – Receita do chef Eric Jacquin do MasterChef Brasil […]