Creme de Paçoca

creme de paçoca

Tinha visto uma chamada pra uma receita da Ana Maria Braga que era um creme de paçoca, e fiquei super empolgada pra fazer, mas aí quando fui assistir o vídeo pra ver como fazia, vi que levava maisena e me desencantou um pouco pois não sou muito chegada em coisas com gosto maisenado (talvez seja trauma por causa de doces que falam que é de chocolate e colocam maisena pra render, como é o caso de algumas pizzas doce hehe 😛 ).

Claro que tem exceções, muito boas inclusive, o Bolo de Farofa e Creme da Vó Neide que postei aqui é uma delas, mas como era uma receita que ia fazer pela primeira vez, não queria arriscar.

A receita também usava batedeira, e eu nem tenho em casa. E levava creme de leite em lata e sem soro (que é um saco pra tirar, adoro a praticidade do de caixinha!), leite e essência de baunilha.

creme de paçoca

Queria muito comer o creme, mas queria algo simples e descomplicado, e o que eu vi me desanimou hehe 😛 Mas eu não desisti, decidi inventar, tirar tudo o que eu achava complicado, e ver no que dava. E ficou maravilhoso!!! 🙂 E ainda fiz outra receita com parte do creme (que posto em breve aqui no blog!!)

creme de paçoca
Aliás, nesta receita, utilizei o leite condensado e creme de leite da Mococa, produtos que ganhei no Encontro de Blogueiros de São Paulo e Interior.

E por falar em produtos, recomendo usar na receita a paçoquita da Santa Helena que, na minha opinião, é a melhor que tem (inclusive, usei a de rolha, não sei se é só impressão minha mas acho ela ainda mais gostosa que a paçoquita de barrinha, depois façam um teste pra ver se vocês sentem essa diferença hehe).

creme de paçoca

Ingredientes

  • 1 lata de Leite Condensado
  • 1 caixinha de Creme de Leite
  • 5 paçocas (se quiser fazer uma farofinha depois, reserve mais umas 2 ou 4 paçocas)
  • 1 colher de sopa de manteiga (coloquei manteiga aqui nos ingredientes apesar de ter usado margarina porque as pessoas sempre recomendam usar manteiga – sem sal, inclusive – pra fazer esse tipo de doce derivado do brigadeiro, mas eu sempre uso a Qualy que é com sal e fica uma delícia do mesmo jeito!)

Preparo

creme de paçoca

creme de paçoca

Com ajuda de um garfo, esfarele as 5 paçoquinhas.

creme de paçoca

Numa panela, coloque o leite condensado.

creme de paçoca

Junte a colher de sopa de manteiga. Ligue o fogo e vá mexendo sem parar até a manteiga incorporar.

creme de paçoca

Junte a paçoca e continue a mexer.

creme de paçoca

creme de paçoca

Quando começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo (nessa foto está quase nesse ponto, é quando você passa a espátula/colher e consegue ver o fundo da panela).

creme de paçoca

creme de paçoca

Junte o creme de leite aos poucos. Primeiro, jogue metade da caixinha e mexa até incorporar.

creme de paçoca

Jogue o restante da caixinha para incorporar o restante do creme de leite ao brigadeiro.

creme de paçoca

Ligue o fogo novamente para dar uma engrossada na mistura, mexendo sem parar, deixe no máximo uns 2 minutos e desligue.

creme de paçoca

Ele vai estar com esse aspecto.

creme de paçoca

creme de paçoca

Deixe esfriar e coloque em um copinho de vidro (usei aqueles de café com leite de padaria), de plástico (tipo aqueles de brigadeiro de copinho, bem menorzinho, aí vai render mais), ou em um potinho de sobremesa mesmo.

creme de paçoca

Coloque na geladeira por umas duas horas. Quanto mais geladinho, mais gostoso fica!! 😀

creme de paçoca

creme de paçoca

creme de paçoca

creme de paçoca

Ao servir, esfarele a paçoquinha por cima do creme (eu usei meia rolhinha em cada copinho).

creme de paçoca

creme de paçoca

Gente, vocês não tem noção de quanto isso fica bom! Confesso que eu fiquei meio desconfiada se ia conseguir fazer dar certo, ainda mais porque fiz no improviso, mas ficou uma delícia!! 🙂

creme de paçoca

creme de paçoca

Ah, e uma curiosidade sobre o processo: tinha marcado de sair, então tinha que fazer a receita rapidinho, achei que ia dar tempo e que eu não ia me atrasar, mas eis que fiz uma pataquada na hora de abrir a lata de leite condensado (acho que eu nunca tinha feito isso na vida HAHAHAHAHA meu marido não tinha acordado ainda, senão teria pedido pra ele 😛 ) e atrasei pra caramba porque não conseguia terminar de abrir, fora que machuquei tudo a minha mão!! 😦

creme de paçoca

creme de paçoca

creme de paçoca

Mas enfim, atrasando ou não, consegui abrir a bendita! Mas pra você ver, não manjo nada de cozinha MEEESMO! hahaha 😛

creme de paçoca

creme de paçoca

Mais pra frente, quando tiver mais tempo, coragem e disposição, acho que vou até tentar fazer a versão da Ana Maria Braga pra ver se fica boa também. 🙂

Gostou do post? Então clique aqui e siga a fanpage do blog para mais dicas, curiosidades, informações relacionadas à comida, e também para ficar sabendo das últimas atualizações do Kitchen For Dummies!

Siga também nosso Instagram!!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s