O dia em que eu resolvi fazer tapioca

tapioca doce de leite condensado e coco

Desde que experimentei a tapioca de coco com leite condensado nos 2 resorts que eu fui em férias anteriores (no Salinas de Maragogi e no Iberostar Praia do Forte), prometi a mim mesma que um dia tentaria fazer em casa.

Mas como eu tenho habilidade zero na cozinha, fui enrolando, enrolando, inventando desculpa, e no fim, nunca tive coragem hehe

Aí, comentei com a minha mãe que estava com vontade de fazer, e eis que um dia ela chega aqui com uma massa de tapioca que era só colocar na frigideira. Aí, não tinha mais desculpa, eu TINHA que tentar, porque senão ia ter que jogar a massa fora (e se é uma coisa que me dá agonia é deixar comida estragar, sério mesmo).

tapioca doce coco ralado com leite condensado
Socorro!!! Quanta opção, minha gente! 😛

Então, começou a saga para fazer a tal da tapioca. Só faltava o bendito do coco ralado. Fácil né? Que nada, mal eu sabia que tinha um milhão de opções no mercado. Era coco ralado úmido, coco em flocos, coco ralado adoçado, coco ralado desidratado, coco ralado parcialmente desengordurado… e por aí vai.

Gente, fiquei até tonta no mercado com tanta opção, comecei a ler “SOCORRO” em vez de “SOCOCO” nas embalagens do coco ralado hahahaha E mais uma vez, adiei de tentar fazer a tapioca por mais um tempo. Aí, essa semana finalmente tomei coragem, escolhi um coco ralado e disse pra mim mesma que desse fim de semana não passava.

tapioca doce coco ralado com leite condensado

Então, domingo de manhã do dia 1 de março era o dia D. Quase não durmo de ansiedade no dia anterior hahaha Acordei, e depois de tirar algumas fotos de reviews para o blog, finalmente tive que encarar o desafio. E que desafio! hahaha

Tinha feito um treinamento prévio na semana passada com uma tapioca sem recheio (que depois passei manteiga), não ficou a melhor coisa do mundo, mas ficou ok!

Mas nesse dia que fui fazer a tapioca doce, parece que deu tudo errado!

Separei os ingredientes, e resolvi colocar um pouquinho de açúcar na tapioca que já tinha peneirado na panela (resolvi salpicar um pouquinho na massa, pra dar um plus), e deixei açúcar cair no chão…  já foi me dando nervoso, e a tapioca lá fazendo, aí foi esquentando, esqueci de ver o tempo no relógio, inventei de virá-la sei lá por que (acho que confundi com omelete hehe), e aí quebrou tudo hehe.

Tapioca 1 X 0 Nádia

Beleza, vamos lá pro segundo round.

Coloquei a tapioca de novo, fui tentar peneirar mais rápido e derrubei um monte em cima do fogão, aí fiquei com medo de quebrar tudo de novo e fiquei apertando a tapioca com as costas da colher… e ela grudou tudo nas costas da colher, e quando mais eu tentava apertar a tapioca para grudá-la, mais quebrava tudo… No fim, até saiu uns pedacinhos, mas não dava pra chamar de tapioca. 😦 Aí, comi esses pedacinhos com um pouquinho de leite condensado e coco, pra pelo menos ver se a massa tava legal.

Tapioca 2 X 0 Nádia

E vamos pro terceiro round!!

Já estava faz 1 hora na cozinha, frustrada pelos resultados anteriores e querendo desistir. E, mais uma vez, fiz meleca e derrubei a tapioca (mas desta vez, foi na pia pelo menos hehe), e aí me foquei em duas coisas: me segurar pra não ficar mexendo na tapioca e esperar o tempo certinho, sem ficar com medo de queimar. Dessa vez, ainda tava muito fina a massa, e quando tava quase pronta, fui inventar de balançar a panela, e lá se vai minha terceira tapioca!!!! Maaaaas, pelo menos deu pra salvar dessa vez, mesmo tendo ficado pequena, já deu pra um preview. Ia parar por aqui, mas no fim, eu não quis me dar por vencida e pensei “ah, já que eu quase consegui dessa vez, acho que agora vai!”

Tapioca 3 X 0 Nádia

E vamos pro round final! hehe Será que dessa vez eu consigo?

Bom, vi tudo o que eu tava fazendo de errado das outras vezes, decidi não ter medo de colocar mais massa tapioca (meu medo era dela ficar grossa demais) e deixei ela um pouco mais preenchida, e, olha só, não derrubei nada dessa vez! hehe Já era um bom sinal!!

Aí, passaram-se os 2 minutos de tensão, e percebi que ela já estava se soltando sem quebrar, tentei fechar ela um pouquinho pra ver se ela estava quebradiça, e vi que dessa vez, minha gente, a tal da tapioca ia sair!! Que felicidaaaadeeeee, depois de ficar mais de hora na cozinha pra fazer esse troço sair, finalmente parecia que eu ia conseguir uma tapioca pro meu café da manhã (porque tava quase pra virar almoço do jeito que tava demorando hahaha).

Fui correndo pra pegar o coco ralado (porque eu vi que tava dando tudo certo, tanto que eu até me senti segura de colocar o recheio com a tapioca ainda na frigideira dessa vez).

Apertei a tapioca pra finalizar e fechar com o recheio, e eis que ela tava lá, inteirona, sem quebrar, com recheio e tudo!!

tapioca doce coco ralado com leite condensado
Mas não tinha acabado ainda! Fui colocar ela no meu prato, caiu um pouquinho de coco ralado na frigideira, larguei meu prato na mesa, e fui toda feliz pegar esse coco que tinha caído na frigideira,  fui inventar de comer ele, e queimei minha língua FEEEIIOOOO!!! E pensei “logo agora que eu consegui fazer uma tapioca, não vou conseguir sentir o gosto porque queimei minha língua!”.

Mas não, não podia deixar isso acontecer!! Fui lá e peguei água gelada pra aliviar rapidão, vi que não tava sendo suficiente, e peguei uma pedra de gelo pra colocar na língua queimada, e tava torcendo pra funcionar, porque não era justo eu não conseguir experimentar a única tapioca que tinha ficado boa depois de tanta trapalhada na cozinha!! Depois de ficar um tempinho com a pedra de gelo na boca, fiquei aliviada pois percebi que me socorri à tempo hahahaha

tapioca doce coco ralado com leite condensado
Demorou, mais saiu!!! 😀

E aí, finalmente, fui lá experimentar!!

tapioca doce coco ralado com leite condensado
Ficou tãããão bom!!!! Valeu a pena ter insistido em continuar tentando!! 🙂

Ficou maaaaaraaaaavilhosa! Acho que o coco que eu comprei foi o ideal (coco em flocos úmido e adoçado) e, combinado com o leite condensado, ficou maravilhoso, bem parecido com os que eu comi no resort, e o açúcar que eu salpiquei na massa deu um toque especial pra tapioca!! 🙂

tapioca doce coco ralado com leite condensado

Ainda estava um pouquinho de nada quebradiça, mas longe de como estavam as primeiras que fiz. O que importa é que pelo menos ficou muito gostosa, não deixou nada a dever no quesito sabor, e deu pra matar a vontade sem precisar esperar ir em algum resort novamente hehe 😛

tapioca doce coco ralado com leite condensado

tapioca doce coco ralado com leite condensado

Acho que cozinhar, assim como tudo na vida, é tentativa e erro, o importante é não desistir e perceber que a cada tentativa, fica mais fácil, até que uma hora você não apenas consegue atingir seu objetivo como vai se aperfeiçoando cada vez mais! 🙂

Gostou do post? Então clique aqui e siga a fanpage do blog para mais dicas, curiosidades, informações relacionadas à comida, e também para ficar sabendo das últimas atualizações do Kitchen For Dummies!

3 comentários

    • Você me deu uma ótima ideia, abacaxi com coco deve ficar bem gostoso também! Agora que consegui finalmente fazer sair a primeira tapioca, já estou ansiosa pra experimentar diversos sabores!! 😀

      Bjos e tenha uma ótima semana!! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s