Esse era um dos passeios que estava mais ansiosa pra fazer. E sabe o que é mais engraçado? Eu nunca sequer fui no Mercado Municipal aqui de São Paulo, e depois de visitar o de Curitiba, fiquei encantada pela mistura de cores, cheiros e sabores.
Foi uma experiência bem legal, imperdível pra quem curte coisas relacionadas à gastronomia. Fiquei deslumbrada com a variedade de itens que vi por lá, muitos produtos que você não encontra em nenhum outro lugar, ou que você nem imagina que existe, enfim, tinha de tudo.
Tinha barracas com todos os tipos de frutas, verduras, legumes, todos muito mais bonitos do que os que encontramos nos supermercados por aí.
Você também encontrava mel de vários lugares, frutas secas de todos os tipos…
Um verdadeiro arco-íris de docinhos diversos….
E claro, também tinha os doces caseiros de leite, goiabada, coco…
Grãos, sementes, cereais de todas as formas…
Especiarias, carnes, peixes, queijos…
Para os amantes do café, lojinhas com diversos cafés de várias origens, inclusive cafés moídos na hora, potinhos para café, xícaras, cafeteiras…
Para os cachaceiros de plantão, o lugar tinha uma variedade imensa da bebida.
Inclusive, passei por um lugar que estava tendo uma degustação da cachaça Bassi, que, segundo diz o folder que peguei, “é uma cachaça de alambique produzida a partir da fermentação natural do caldo de cana de açúcar, destilada em alambiques de cobre e armazenada em tonéis de madeira para seu descanso e envelhecimento”.

Bem, com certeza os entendedores de cachaça sabem beeem mais do que eu a respeito do que isso representa no resultado final, mas devo dizer que gostei do que provei hehe 🙂
Consegui até tirar uma foto com essas duas ilustres figuras que estavam cuidando da barraca (que, aliás, foram muito simpáticos, e até fizeram pose pra foto! ) 🙂
Logo ao lado, uma barraca trazia, também para degustação, as frutas do Paraná.
Mas uma coisa que me impressionou muito foi a barraca de pimenta… Gente, acho que tinha uns 50 tipos de pimenta aí, no mínimo! Eu não tinha a menor ideia de que existiam tantas!
O engraçado também era algumas “legendas”, como, por exemplo, “Morte Súbita”, aí você já sabe que esse tipo de pimenta não é para qualquer um hehehe
Tinha também umas pimentas jalapeño com sabores inusitados, tipo goiaba, chocolate e maracujá, surpreendente!
Enfim, foi tanta, mas TANTA coisa que nem deu pra explorar como queria ou tirar foto de tudo pra postar aqui no blog, mas já deu pra ter uma ideia de como é e da imensidão de coisas que dá pra encontrar.
E pra sentir mesmo a experiência de estar no Mercado Municipal, só indo lá visitar! E vale muito a pena, viu! 🙂
Mercado Municipal de Curitiba
Av. Sete de Setembro, 1865 – Curitiba Paraná –
Telefone: 41 3363.3764
www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br
Gostou da matéria? Então clique aqui e siga a fanpage do blog para mais dicas, curiosidades, informações relacionadas à comida, e também para ficar sabendo das últimas atualizações do Kitchen For Dummies.
Gente Nadia como vc nunca foi no de SP?? Trate de ir já!!! 🙂
Poisé, tou planejando ir lá sem falta nas minhas férias hehe 🙂