É fato que a cada ida ao mercado, pagamos cada vez mais e levamos cada vez menos. Se antigamente, fazíamos a festa com R$50 reais, hoje não conseguimos nem comprar o básico, porque tudo aumenta de preço a todo momento. E não é aumento de 10 centavos não, quando vão reajustar preço, aumentam logo 50 centavos pra cima. Imagina isso refletido pra cada produto que compramos ao longo do ano.
Enfim, como nosso salário não aumenta nessa mesma velocidade, temos que encontrar formas de economizar o máximo que dá.
Vou dar algumas dicas do que eu costumo fazer e que tem dado muito certo pra mim:
1- Use folhetos de mercado como seu guia de compra e identifique os dias em que saem promoções novas nos mercados próximos à sua casa.
Este é o item que mais fez diferença aqui em casa, desde que criei esse hábito, percebi que realmente deu uma boa ajuda nos gastos com a compra do mês.
Claro que não dá pra ficar passando nos mercados e pegando folhetos toda hora. Mas tem um site chamado ofertas de supermercados, que sai folheto de tudo quanto é mercado. Também tem alguns sites de supermercados que disponibilizam os folhetos impressos online.
No folheto do mercado Hirota, por exemplo, sempre tem a data de início e fim das promoções daquela quinzena (fora um folheto que sai toda sexta, com promoções pro fim de semana). Então, sempre que sai um folheto novo, anoto tudo que está em promoção que vale a pena comprar, vejo o que dá pra estocar, compro, e espero a nova leva de promoções pra proceder da mesma forma. No mercado Dia, toda quinta feira sai folheto novo. E sigo o mesmo procedimento.
Com isso, sempre compro o produto quando ele está no seu preço mais baixo, e cada compra que faço, tem uma economia significativa, que realmente dá uma boa diferença fim do mês.
2 – Procure por promoções e faça estoque
Em vez de esperar algum produto acabar para comprar, fique de olho nas promoções e faça estoque (dê preferência aos produtos não perecíveis ou certifique-se de que você realmente irá utilizar a quantidade que foi comprada). Assim, você estará sempre economizando, pois levará o produto que precisa quando ele estiver mais em conta.
3 – Faça uma lista de compras
Com isso, você se organiza melhor e evita compras compulsivas.
4 – Compre / cozinhe apenas os alimentos que irá consumir
Isso é mais difícil ainda quando você mora sozinho ou é um casal, porque muitas vezes os produtos vêm em grandes porções, frutas estragam rápido, a quantidade de comida pra fazer no almoço tem que ser bem calculada pra não ser desperdiçada. Mas tudo é questão de analisar e adaptar até a hora em que você começa a saber com mais precisão o quanto realmente você precisa comprar/fazer daquele alimento para que não sobre nem falte.
5 – Pense no cardápio da semana
Desta forma, você vai comprando apenas aquilo que realmente irá consumir.
6 – Não desperdice, reaproveite
Tente sempre achar uma forma de aproveitar o que iria pro lixo. Aquele arroz de ontem pode virar um belo arroz de forno. A banana que está passando do ponto pode ser congelada (veja como) e virar um delicioso Smoothie (receita aqui). Aquelas frutas que estão amadurecendo rápido demais podem se transformar numa bela salada de frutas. E assim vai.
7 – Seja mente aberta. Experimente de tudo.
Não compre um produto apenas porque é de marca famosa. Tem muita marca desconhecida que dá de 10 a 0 em marcas de renome, enquanto que muitas marcas famosas aproveitam-se do nome já consolidado para abaixar a qualidade e aumentar o preço. Já economizei muito por ter largado mão de marcas conhecidas e ter dado chance a outras marcas que se mostraram bem melhores (e mais baratas). Se você experimentar algo e não gostar, o máximo que vai acontecer é você nunca mais comprar de novo, só que se realmente for um bom produto, muitas vezes você acaba fazendo uma economia de até 50% em relação ao produto de marca.
E você pode perceber que todos estes itens que mencionei estão relacionados: com base nos folhetos dos mercados para buscar sempre o que tiver mais em conta e fazendo compras semanais, você pode pensar no cardápio da semana, fazer uma lista de compras, ver aquilo que realmente irá consumir, estocar produtos não perecíveis que estão em promoção (aproveitando seu preço mais baixo), e experimentar marcas diversas. Aí, é só aprender a não desperdiçar e aproveitar ao máximo de tudo que compra, e com isso você maximizará a economia que terá na compra do mês.
Abaixo, alguns sites para consultar folhetos de ofertas:
ofertasdesupermercados.com.br
www.hirota.com.br
www.chocolandia.com.br
www.dia.com.br
www.deliveryextra.com.br
Gostou da dica? Então clique aqui e siga a fanpage do blog para mais dicas, curiosidades, informações relacionadas à comida, e também para ficar sabendo das últimas atualizações do Kitchen For Dummies.