Que tal uma receita pra 2? (ou pra 1, se você for muito fominha hehe). Essa dá até para impressionar a patroa, heim! E, por incrível que pareça, é uma receita simples de fazer e o resultado final fica simplesmente maravilhoso!!
Essa receita surgiu, na verdade, porque tinha sobrado um queijo branco e, como não tinha planos de comê-lo em breve, certamente iria estragar. Como aqui em casa tento ao máximo não deixar nada estragar, tive a ideia de tentar algo que sempre tive vontade de fazer: um Cheesecake. Só que meu marido não é muito fã do doce, e também não tinha lá muito queijo sobrando, então resolvi fazer uma versão mini pra mim. Vi umas receitas por aí para ver o tamanho da encrenca, só que não queria sair por aí comprando inúmeros ingredientes caros nem ter muito trabalho, então tentei inventar uma receita que pudesse usar o que tinha em casa e comprei apenas o leite condensado.
Uma outra ideia muito legal foi usar a bolacha piraquê de leite maltado em vez da de maizena. E não apenas usei porque não queria comprar a bolacha de maizena, mas também porque achei que ia ficar bem mais gostoso. E realmente ficou!
Ingredientes:
- queijo minas frescal Ipanema (por volta de 100 g)
- leite condensado (quase a metade da caixa)
- goiabada (à gosto)
- margarina Qualy com sal (2 colheres de chá bem cheias)
- 15 bolachas de leite maltado piraquê
Obs.: Procure um queijo minas de qualidade e que não seja amargo ou muito salgado. Esse da Ipanema é perfeito, vai dar o sabor ideal, mas já experimentei outros (como, por exemplo, Caxambu), que acredito que são mais amarguinhos e não iriam dar o mesmo sabor.
Preparo:
Pré-aqueça o forno por 10 minutos.
Para fazer a farofa, triture a bolacha no liquidificador até atingir a textura necessária.
Derreta a manteiga no microondas.
Adicione a manteiga derretida à massa, e vá amassando com as mãos até incorporar bem e ficar uma textura mais grudada. Coloque em um refratário pequeno, distribuindo bem, inclusive dos lados, apertando com a parte de de trás de uma colher de chá. Essa vai ser a base de massa do Cheesecake.
Leve ao forno por 10 minutos. Enquanto isso, vá fazendo o recheio.
Com o auxílio de um garfo de sobremesa, esfarele bem o queijo branco. Coloque-o no liquidificador junto com o leite condensado e bata.
Quando retirar a massa do forno, coloque a mistura e leve novamente ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até o creme engrossar e ficar menos líquido (verifique com um garfo, ou mesmo virando um pouco pro lado o refratário se ele escorre fácil ou não).
Espere esfriar, e leve inicialmente por 30 minutos na geladeira para o creme endurecer mais, retirando para colocar a cobertura de goiabada.
Para a cobertura de goiabada, corte pedaços de uma goiabada e coloque no microondas com um pouco de água para derreter.
Retire e vá mexendo um pouco para a textura ficar cremosa e uniforme.
Novamente com o auxílio da parte de trás da colher de chá, vá colocando bem suavemente a goiabada e espalhando por cima do cheesecake. Leve novamente à geladeira por 2 horas.
Custo:
- leite condensado – 2,88
- goiabada – 2,79
- bolacha piraquê leite maltado – 2,99
- qualy – 3,35
- queijo minas ipanema – 1,90 – 100g
Custo total aproximado: R$6,00
Considerando a quantidade utilizada de cada ingrediente nessa receita, o custo total aproximado é de R$6,00, para uma porção que dá e sobra pra dividir entre 2 pessoas.
E o resultado final é essa maravilha aqui de comer com os olhos:
Gostou da receita? Então clique aqui e siga a fanpage do blog para mais dicas, curiosidades, informações relacionadas à comida, e também para ficar sabendo das últimas atualizações do Kitchen For Dummies.
Pingback: Biscoito Piraquê Leite Maltado | kitchenfordummies
Pingback: Especial Natal 2015 | kitchenfordummies
Pingback: Cheesecake de Copinho de Creme de Ricota e Geleia de Frutas Silvestres | kitchenfordummies