Mini cheesecake Romeu e Julieta com queijo minas e bolacha de leite maltado

 CheeseCake Romeu E Julieta
Que tal uma receita pra 2? (ou pra 1, se você for muito fominha hehe). Essa dá até para impressionar a patroa, heim! E, por incrível que pareça, é uma receita simples de fazer e o resultado final fica simplesmente maravilhoso!!

Essa receita surgiu, na verdade, porque tinha sobrado um queijo branco e, como não tinha planos de comê-lo em breve, certamente iria estragar. Como aqui em casa tento ao máximo não deixar nada estragar, tive a ideia de tentar algo que sempre tive vontade de fazer: um Cheesecake. Só que meu marido não é muito fã do doce, e também não tinha lá muito queijo sobrando, então resolvi fazer uma versão mini pra mim. Vi umas receitas por aí para ver o tamanho da encrenca, só que não queria sair por aí comprando inúmeros ingredientes caros nem ter muito trabalho, então tentei inventar uma receita que pudesse usar o que tinha em casa e comprei apenas o leite condensado.

Uma outra ideia muito legal foi usar a bolacha piraquê de leite maltado em vez da de maizena. E não apenas usei porque não queria comprar a bolacha de maizena, mas também porque achei que ia ficar bem mais gostoso. E realmente ficou!

 CheeseCake Romeu E Julieta

Ingredientes

 CheeseCake Romeu E Julieta

Ingredientes:

  •  queijo minas frescal Ipanema (por volta de 100 g)
  •  leite condensado (quase a metade da caixa)
  •  goiabada (à gosto)
  •  margarina Qualy com sal (2 colheres de chá bem cheias)
  •  15 bolachas de leite maltado piraquê

Obs.: Procure um queijo minas de qualidade e que não seja amargo ou muito salgado. Esse da Ipanema é perfeito, vai dar o sabor ideal, mas já experimentei outros (como, por exemplo, Caxambu), que acredito que são mais amarguinhos e não iriam dar o mesmo sabor.

Preparo:

Pré-aqueça o forno por 10 minutos.

 CheeseCake Romeu E Julieta

Para fazer a farofa, triture a bolacha no liquidificador até atingir a textura necessária.

 CheeseCake Romeu E Julieta

Derreta a manteiga no microondas.

 CheeseCake Romeu E Julieta

Adicione a manteiga derretida à massa, e vá amassando com as mãos até incorporar bem e ficar uma textura mais grudada. Coloque em um refratário pequeno, distribuindo bem, inclusive dos lados, apertando com a parte de de trás de uma colher de chá. Essa vai ser a base de massa do Cheesecake.

Leve ao forno por 10 minutos. Enquanto isso, vá fazendo o recheio.

 CheeseCake Romeu E Julieta

 CheeseCake Romeu E Julieta

Com o auxílio de um garfo de sobremesa, esfarele bem o queijo branco. Coloque-o no liquidificador junto com o leite condensado e bata.

 CheeseCake Romeu E Julieta

 CheeseCake Romeu E Julieta

Quando retirar a massa do forno, coloque a mistura e leve novamente ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até o creme engrossar e ficar menos líquido (verifique com um garfo, ou mesmo virando um pouco pro lado o refratário se ele escorre fácil ou não).

 CheeseCake Romeu E Julieta

Espere esfriar, e leve inicialmente por 30 minutos na geladeira para o creme endurecer mais, retirando para colocar a cobertura de goiabada.

 CheeseCake Romeu E Julieta

Para a cobertura de goiabada, corte pedaços de uma goiabada e coloque no microondas com um pouco de água para derreter.

 CheeseCake Romeu E Julieta

Retire e vá mexendo um pouco para a textura ficar cremosa e uniforme.

 CheeseCake Romeu E Julieta

Novamente com o auxílio da parte de trás da colher de chá, vá colocando bem suavemente a goiabada e espalhando por cima do cheesecake. Leve novamente à geladeira por 2 horas.

Custo:

  • leite condensado – 2,88
  • goiabada – 2,79
  • bolacha piraquê leite maltado – 2,99
  • qualy – 3,35
  • queijo minas ipanema – 1,90 – 100g

Custo total aproximado: R$6,00

Considerando a quantidade utilizada de cada ingrediente nessa receita, o custo total aproximado é de R$6,00,  para uma porção que dá e sobra pra dividir entre 2 pessoas.

E o resultado final é essa maravilha aqui de comer com os olhos:

 CheeseCake Romeu E Julieta

Só de olhar já dá vontade, fala a verdade!!

 CheeseCake Romeu E Julieta

 CheeseCake Romeu E Julieta

 CheeseCake Romeu E Julieta

Gostou da receita? Então clique aqui e siga a fanpage do blog para mais dicas, curiosidades, informações relacionadas à comida, e também para ficar sabendo das últimas atualizações do Kitchen For Dummies.

3 comentários sobre “Mini cheesecake Romeu e Julieta com queijo minas e bolacha de leite maltado

  1. Pingback: Biscoito Piraquê Leite Maltado | kitchenfordummies

  2. Pingback: Especial Natal 2015 | kitchenfordummies

  3. Pingback: Cheesecake de Copinho de Creme de Ricota e Geleia de Frutas Silvestres | kitchenfordummies

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s