Como não ser 100% sedentário

fatheroes

Picture by: Carlos Dattoli – Veja seu portifólio em: http://www.behance.net/dattoli

Sou uma pessoa que detesta exercício físico, e não acredito em reportagem falando que você sente prazer quando pratica algum, a única coisa que eu sinto é vontade de parar e cãimbra na perna hahaha

De qualquer forma, esse não é o principal motivo pelo qual eu não faço nenhum exercício. É a falta de tempo mesmo. Atualmente, levo quase 2 horas tanto na ida quanto na volta do serviço, pego trem/metrô lotado, e quando chego em casa, mesmo que tivesse energia pra fazer qualquer coisa, só dá tempo de comer, tomar um banho e estudar um pouco pra certificação que vou tentar tirar. Até minha hora de almoço eu faço mais rápido pra tentar encaixar algo no meio.
Mas qualquer esforço é melhor que ser totalmente sedentária. Então, seja porque você realmente não gosta de exercícios ou porque não tem tempo, dá sim pra fazer alguma coisa quanto à isso.
Aqui vão algumas dicas das quais faço uso no meu dia-a-dia:

  • Subir as escadas do metrô – Se pensar na ida e na volta do serviço, e dependendo do metrô, já é alguma coisa. Alguém de SP já pegou a baldeação da linha amarela pra linha esmeralda da cptm? Tem uns 4 lances de escada lá!
  • Ande na rua como se estivesse sempre atrasado – Já tinha ouvido sobre isso uma vez, e o engraçado é que já tinha mania de andar rápido mesmo. Então não tive que mudar nada! Este tipo de caminhada acaba funcionando como um exercício físico, e mesmo que os benefícios não sejam tão intensificados, já é uma alternativa para sair do sedentarismo.
  • Mude o trajeto – faça alguns trajetos alternativos, pegando o caminho mais longo.
  • Levante da cadeira: Tudo o que for possível fazer em pé, faça. Só no meu trabalho não tenho muito como aplicar isso, porque não dá pra eu programar em pé hehe
  • Limpe a sua casa: Aqui, você mata 2 coelhos com uma cajadada só: economiza porque não tem que contratar alguém pra limpar sua casa e também porque não precisa pagar academia. E o resultado do “exercício” pode ser tão benéfico para a saúde quanto sua ida na academia! Duvida? Dá uma olhada nessa matéria aqui.

São coisas simples, mas que se forem combinadas e exploradas em toda sua potencialidade, certamente serão suficientes para diminuir o sedentarismo e ajudar a evitar problemas associados à ele, como colesterol alto, obesidade, diabetes. E isso contribui para uma vida mais saudável. Melhor do que nada, né?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s